sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Samsung anuncia novo 12Gb LPDDR4 DRAM com clock de 4266MHz




LPDDR4 ainda é relativamente novo no mercado,
mas já vimos suas velocidades de clock saltam à frente de hardware mais antigo LPDDR3.
Samsung acaba de anunciar seus novos módulos de 12Gb LPDDR4 com clock de até 4266MHz.
Largura de banda de exacta irá depender da configuração do canal,
mas cada fieira LPDDR4 contém dois canais de 16 bits,
o que significa uma configuração de sistema de duplo-matriz iria oferecer 64 bits de largura de banda de memória por ciclo.
Multiplique a matemática para fora, e você tem 32 GB / s de largura de banda - mais do que todos, mas os PCs mais alto-end.

PC DDR4, em contraste, possui um tubo de largura de banda muito mais larga e velocidades de relógio mais baixas,
 mas também depende menos da largura de banda de RAM que os seus homólogos celulares.
Processadores móveis sempre usar gráficos integrados e normalmente têm muito menores do que os caches de CPU desktop ou laptop chips,
 o que coloca pressão sobre proporcionalmente maior largura de banda de memória móvel.
PC DDR4 velocidades são esperados a rastejar para cima ao longo dos próximos anos, pelo menos, DDR4-3200,
enquanto LPDDR4 era esperado originalmente para o pico em 4266MHz. Este poderia ser alargado de 1-2 graus de velocidade,
uma vez que a Samsung já está lançando memória de 20nm a esta velocidade de clock.




A outra vantagem desses novos chips de 20nm é que eles já dobrou a densidade de módulos anteriores. 3GB DRAM podem agora ser empilhado em duas fichas, enquanto 6 GB de DRAM podem ser empilhados em quatro. Isso é uma melhoria significativa em relação ao anterior, 8Gb LPDDR4 ICs, e estes novos chips são 12GB com clock maior também. Em teoria, isso abre caminho para smartphones com até 6GB de RAM, embora não seja claro se as empresas vão se mover imediatamente para aproveitar a capacidade.


Infelizmente, se eu tivesse que apostar, eu apostaria que eles vão. Adicionando RAM para um smartphone pode, teoricamente, tamponar o dispositivo contra vazamentos de memória e erros, como os que afetaram Lollipop no início deste ano. Faz para grandes folhas de especificações, e isso permite que as empresas alegam estar empurrando o envelope para a frente em tecnologia. A desvantagem de adicionar mais memória RAM para um smartphone é que ele também vai mastigar através de orçamentos de energia. Eu esperava que, um pouco tolamente, que uma vez telas de smartphones atingiu resoluções com densidade de pixels que os fizeram classe "Retina" a qualquer ser humano no planeta, os departamentos de marketing iria facilitar fora a densidade de pixels e construir hardware que se destacou em diferentes áreas. Infelizmente, esta não provou verdadeiro.

Telefones 6GB e telas 4K vai ordenadamente absorver cada melhoria de vida da bateria que os fabricantes podem oferecer - e desde baterias de telefone, na verdade, foram ficando cada vez menor nos últimos anos, o resultado final não será amável a capacidade do aparelho high-end para torná-lo através de um dia de utilização. Nos outros dispositivos de mão, midrange e low-end, que tendem a ter folhas de especificações mais modestas, pode ver algumas melhorias líquidas.

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

  ©Noticias de Hoje - Todos os direitos reservados.

Template by Marcelo Teles | Topo